São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo chinês diz que situação tem melhorado

DA REDAÇÃO

O governo chinês afirma que a situação dos direitos humanos no país e a da proteção aos trabalhadores têm melhorado constantemente nos últimos anos. No início de março último, durante a sessão anual do Congresso Nacional do Povo, os deputados chineses decidiram colocar na Constituição o respeito aos direitos humanos.
A primeira informação consta de duas publicações oficiais indicadas pelo Consulado da China em São Paulo. A reportagem da Folha tentou falar com representantes do governo chinês inúmeras vezes -na embaixada em Brasília e no consulado-, mas não teve sucesso.
Numa dessas tentativas, um funcionário do consulado afirmou que as respostas procuradas pela reportagem constavam das publicações "Progresso na Causa dos Direitos Humanos da China em 2003" e "Situação e Política da China a Respeito do Emprego".
"A vida e a saúde das pessoas e os direitos humanos básicos são prioridades do governo chinês. Prestando contas ao povo, agindo em busca de seus interesses e aceitando sua supervisão, o governo chinês formulou seus princípios, que são "gerir o país para as pessoas" e "usar seu poder para defender os interesses das pessoas'", afirma uma das publicações.
"O emprego é fundamental para a vida do povo e uma condição básica para a melhora de sua vida... Com base na Constituição e na Lei de Trabalho da República Popular da China, o governo assegura ao trabalhador o direito ao emprego e adota medidas para promovê-lo, satisfazendo sem cessar as necessidades de emprego das pessoas", diz a outra. (MSM)


Texto Anterior: Viagem à China: Lula é cobrado por violações na China
Próximo Texto: FHC não tocou no assunto em visita de 1995
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.