São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT nacional banca alianças nos Estados

DA REPORTAGEM LOCAL

A direção nacional do PT vai bancar a aliança com o PL nos Estados em que o antagonismo dos dois partidos for insuperável.
A garantia faz parte do pacote que os petistas apresentaram aos liberais anteontem à noite para assegurar que o senador e empresário José Alencar (PL-MG) compusesse a vaga de vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Como último recurso, haveria "intervenção branca" nos diretórios rebeldes.
O PL, preocupado em ter um aliado forte em todos os Estados para formar bancada expressiva na Câmara dos Deputados, reivindica a reprodução da coligação em 13 Estados. Mas há dificuldades em Santa Catarina, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná e Amapá.
Nesses locais, haverá um "trabalho político" das duas cúpulas partidárias nos próximos dias. Se não der resultado, a saída será uma medida de força, com a "intervenção branca" -ou seja, a Executiva Nacional petista, em reunião na segunda-feira, decidirá a aliança.
Segundo Sílvio Pereira, secretário nacional de Organização petista, a prioridade é que as próprias seções locais resolvam seus problemas. "Esta é a orientação geral. A aliança nacional ocorrerá, e as dificuldades estaduais serão superadas." Intervenção formal nos diretórios, segundo Pereira, não está em cogitação, porque não há necessidade para tanto.
Dos 27 Estados, há 7 em que não há problema de coligação entre as duas legendas, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba.
Em outros 7, o PL não tem interesse em fazer coligação com os petistas, porque tem força para sozinho, ou com outros aliados, fazer boa bancada. O caso emblemático é o de São Paulo, em que os liberais tendem a se coligar com Paulo Maluf (PPB).
Os petistas, aliás, querem evitar o apoio do PL a Maluf, por considerarem que isso teria repercussão negativa nas bases petistas.
Segundo avaliação no partido, o acordo com Alencar também "fere de morte" a candidatura de Anthony Garotinho, por ter impedido o apoio do PL ao PSB em alguns Estados-chave para o ex-governador do Rio. (FÁBIO ZANINI)



Texto Anterior: Rumo às Eleições: PL diz que vai participar do caixa de campanha do PT
Próximo Texto: Aliança PT-PL isola Garotinho e assusta PSB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.