São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB não quer nem a namorada de Ciro na TV

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSDB entrou ontem com uma nova representação contra o PTB no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por causa da exibição da imagem do candidato da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB) à Presidência, Ciro Gomes, nos comerciais apresentados pela atriz Patrícia Pillar, namorada do candidato. É mais um capítulo na disputa entre Ciro e o candidato do governo ao Planalto, o tucano José Serra, por espaço na mídia neste mês.
Essa propaganda substituiu a que foi suspensa pelo próprio TSE, a pedido dos tucanos, porque tinha a participação direta de Ciro, com a imagem da convenção partidária ao fundo.
Por causa de uma norma da Lei dos Partidos Políticos, o PSDB obteve liminar do ministro do TSE Sálvio de Figueiredo proibindo que Ciro participe dos comerciais na TV a que o PTB tem direito nos próximos dias.
O PSDB também aguarda o TSE decidir se concede a ele direito de resposta pedido contra o programa do PDT, veiculado na semana passada, em que os tucanos foram acusados de pretender impor censura à propaganda dos adversários justamente em razão dos recursos judiciais que moveram contra a aparição de Ciro Gomes na televisão.

Polêmica
No "contra-ataque", a frente de partidos que apóia Ciro levou para o STF (Supremo Tribunal Federal) a polêmica sobre a proibição de aparição dele na propaganda gratuita do PTB na televisão. Os três partidos da sua coligação entraram com ação direta de inconstitucionalidade contra a norma da Lei dos Partidos Políticos (lei nº 9.096, artigo 45) pela qual essa publicidade não pode ter a participação de pessoa que seja filiada a outra sigla.
O principal argumento da ação é que a restrição contida na lei violaria o princípio constitucional da liberdade de expressão e pensamento. "O princípio da livre propaganda, conectado diretamente ao da liberdade de expressão e pensamento, e insculpido na Carta Magna no artigo 220, parágrafo 2º é corolário maior que deve ser protegido."
(SILVANA DE FREITAS)



Texto Anterior: Cresce apoio a governista, diz Ibope
Próximo Texto: Mendes critica oposição ao governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.