São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mendes critica oposição ao governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Três horas antes de tomar posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, 46, criticou ontem a oposição ao governo, particularmente a prática de mover ações contra o poder público.
Ele definiu essa prática como "cultura espúria e antidemocrática que, originada na ideologia totalitária de certas correntes políticas, espraia-se pela imprensa e por toda a sociedade".
Mendes disse que "a oposição a todo e qualquer ato estatal" é admissível em governos autoritários, e não numa democracia. "Em um Estado democrático de Direito, essa atitude não pode subsistir, sob pena de ofender o próprio interesse público."
O mais novo ministro do STF deu essa declaração durante a posse de seu substituto na AGU (Advocacia Geral da União), José Bonifácio Borges de Andrada.
Cerca de 2.000 pessoas estiveram na posse dele no Supremo. O vice-presidente, Marco Maciel, compareceu representando Fernando Henrique Cardoso.
Também estiveram presentes ministros de Estado, senadores, deputados e governadores.
Natural de Diamantino (MT), Mendes recebeu os cumprimentos ao lado dos filhos, Laura e Francisco. Na defesa veemente de teses do governo, durante a permanência na AGU, o novo membro do STF confrontou-se com juízes, procuradores e advogados e adquiriu algumas inimizades.
(SILVANA DE FREITAS e LEILA SUWWAN)


Texto Anterior: PSDB não quer nem a namorada de Ciro na TV
Próximo Texto: Dupla Caipira: Rita é estrela em festa junina do PFL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.