São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não sabemos mais o que é verdade"

DA AGÊNCIA FOLHA

DO PAINEL

As dúvidas sobre a veracidade dos números da reforma agrária divulgados pelo governo federal nos últimos anos poderão colocar por terra uma série de trabalhos acadêmicos feitos sobre o tema.
A opinião é do professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Bernardo Mançano Fernandes, autor de livros e teses sobre a questão agrária no país.
"Como cientista, estou indignado. Nós, que trabalhamos com isso, não podemos ficar reféns de dados falsos. Agora não sabemos mais o que é verdadeiro e o que é manipulado", disse o professor, com mestrado e doutorado em geografia pela USP (Universidade de São Paulo).
Segundo Fernandes, a maioria dos estudos feitos no país sobre a reforma agrária é baseada nos balanços anuais publicados pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. "O Incra deve fornecer todos os seus dados para irmos a campo checar sua veracidade: o nome do projeto, o município, o número de famílias, a área, o ano de criação e o tipo de assentamento. Assim teremos condições de fazer análise mais segura dos nossos trabalhos", afirmou Fernandes.
Para o professor, o quadro revelado ontem pela Folha, que mostrou que o governo inclui terrenos vazios em seus balanços de assentamento, deve ser investigado por uma auditoria independente.
"Isso não é reforma agrária. Trata-se de uma soma feita exclusivamente para atender aos interesses do governo. A preocupação do Incra de atingir determinados números passa por cima até do conceito de reforma agrária."
O presidente da Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), que apóia o MST, Gerson Teixeira, afirmou que foi confirmado o que os movimentos sociais vêm denunciando. "Pela primeira vez, uma reportagem na grande imprensa desvenda o que, na minha opinião, é a maior fraude política do governo Fernando Henrique", disse Teixeira, que é doutorando em economia pela Unicamp. (EDS e RV)



Texto Anterior: Oposição quer auditoria nos dados oficiais
Próximo Texto: Eleição Engessada: PMDB apressa vice para barrar pressões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.