UOL

São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conservação de imóveis coloniais receberá R$ 12 mi

DO ENVIADO A OURO PRETO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM OURO PRETO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem em Ouro Preto (MG) uma série de medidas destinadas a preservar o patrimônio histórico da cidade e de outros locais tombados pelo governo.
Lula discursou na praça Tiradentes, no centro, bem ao lado das ruínas de um casarão do século 18 que pegou fogo na semana passada. Pouco antes de o presidente começar a falar, podia-se ainda ver fumaça nos escombros.
A principal medida para a cidade foi a liberação de R$ 12 milhões pelo Ministério da Cultura até o final do mês para investimentos na conservação dos imóveis coloniais. Também serão reformados alguns dos pontos turísticos de Ouro Preto, como o Museu da Inconfidência, a Casa dos Governadores e o Museu Aleijadinho.
Em princípio, o prédio que se incendiou, que é privado, não será contemplado com a verba federal. Seu proprietário, o empresário Osmar Peres, enviou carta a Lula prometendo reconstruir o local e entregar pelo menos a fachada até o dia 21 de abril do ano que vem. O presidente afirmou, no entanto, que a União poderá "ajudar no que for possível".
Outra iniciativa anunciada pelo presidente foi a elaboração de um projeto, também no âmbito da Cultura, para restauração de edifícios privados em sítios históricos de várias cidades do Brasil.
"Ouro Preto merece receber de todos nós o carinho pelo que representa da nossa história", disse o presidente.



Texto Anterior: Faixa de protesto faz presidente atacar grupo político de esquerda
Próximo Texto: Consenso mínimo: Aécio cobra mais participação nos impostos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.