São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMEMORAÇÃO

Cerimônia em Ouro Preto marca também o Dia de Tiradentes

Ato em MG celebra 20 anos das diretas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM OURO PRETO

A cerimônia comemorativa da Inconfidência Mineira e dos 20 anos da campanha das Diretas-Já, também tema do ato, reuniu ontem na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
Foram exibidos vídeos com os principais comícios das Diretas-Já. O ato terminou como naqueles comícios, com a cantora Fafá de Belém interpretando o Hino Nacional e, depois, soltando um pombo branco. O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e a oradora oficial, a atriz Fernanda Montenegro, repetiram a cena.
Após as honrarias e as homenagens a 65 personalidades que participaram das Diretas-Já, Aécio saudou os manifestantes e voltou a criticar a concentração de recursos na União. Pediu urgência para mudar isso. "A consolidação duradoura e eficiente da nossa democracia ocorrerá no exato momento em que vingar a descentralização efetiva do poder político."
Ao final do ato, Aécio retomou o tema. "A rediscussão do pacto federativo, com fortalecimento de municípios e Estados, é o único caminho para que possamos enfrentar o desemprego, a violência e a miséria que assolam o país."
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), presente à cerimônia, afirmou que esse assunto será discutido na reunião dos governadores na próxima semana.
A CUT e os servidores estaduais, que foram protestar contra a política econômica e cobrar reajustes salariais de Aécio, chegaram uma hora após o início do ato. Os ônibus com os 1.500 manifestantes passaram por revistas.
Aécio foi vaiado na cerimônia. Também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no momento em que o locutor anunciou a presença do ministro Gilberto Gil (Cultura) como seu representante.


Texto Anterior: Pesquisa: Brasil vê "alto poder" em Presidência, diz ONU
Próximo Texto: Toda mídia: Primavera no FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.