São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora do BC merece confiança, diz Fraga

ROGERIO WASSERMANN
DE BUENOS AIRES

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse ontem considerar "estranha" a acusação de que o governo federal procurou abafar o caso da suposta chantagem do banqueiro Salvatore Cacciola contra o ex-presidente do BC Chico Lopes no episódio da quebra do banco Marka, de propriedade de Cacciola.
"Essa questão de abafar me parece estranha, porque houve uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito" para investigar o caso. Passei seis horas depondo à CPI, e as investigações foram e continuam sendo feitas", afirmou Armínio Fraga ontem ao chegar à reunião regional do World Economic Forum, que acontece neste ano em Buenos Aires.
O presidente do BC disse que não tem nada a esconder sobre o assunto e se disse disposto a "continuar a discutir esses temas". "De lá para cá [desde a CPI", abrimos os balanços do BC, mostramos no detalhe todos os números do Proer [programa de ajuda financeira aos bancos, do governo federal"", afirmou.

Tereza Grossi
Segundo ele, a diretora de fiscalização do Banco Central, Tereza Grossi, que havia sido acusada de coordenar a operação de salvamento do banco Marka, autorizando a venda de dólar abaixo do valor de mercado, continua merecendo sua confiança.
"Minha confiança nela continua inabalada, ela vem desenvolvendo um trabalho fantástico no BC", afirmou Fraga.
"A Tereza está disponível. Já conversei com ela, para qualquer discussão ou depoimento necessário. Ela também depôs na CPI há quase dois anos e não teria nenhum receio de repetir o que ela vem dizendo desde então."

Transparência
Fraga disse não ter "receio nenhum" de continuar discutindo o tema. "Temos uma história de transparência. Assim que voltar para Brasília, amanhã [hoje", me coloco à disposição para falar sobre esse e outros assuntos que forem do interesse da sociedade", afirmou.


Texto Anterior: Ministro nega participação em operação abafa
Próximo Texto: Procurador diz que vai reabrir caso Marka
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.