São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Buscas são encerradas

Bombeiros não acham helicóptero de Ulysses

ANDRÉIA BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Depois de cinco dias de trabalho, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba (SP) encerrou, na tarde de ontem, as buscas dos destroços do helicóptero que conduzia o deputado federal Ulysses Guimarães, fundador do PMDB, no dia 12 de outubro de 1992.
A operação, que começou na quarta-feira, foi encerrada porque os mergulhadores não localizaram partes do motor e do painel de controle da aeronave, peças fundamentais para identificar a causa da queda do helicóptero.
O DAC (Departamento de Aviação Civil) informou ontem à Folha que, com o encerramento das buscas dos destroços da aeronave, as investigações para identificar as causas do acidente não serão reabertas. Ainda não se sabe o que levou o helicóptero a cair próximo à Ponta do Juatinga, no Rio.
Na época do acidente, segundo o DAC, as peças encontradas -pedaços da fuselagem do helicóptero- não foram suficientes para a conclusão do laudo.
Na última sexta-feira, os mergulhadores encontraram mais uma parte da fuselagem.
No entanto, durante o final de semana, a equipe não avançou nas buscas e nenhuma nova peça foi encontrada.
Os bombeiros rastrearam uma área de cerca de 1.850 m2, que fica entre a praia de Picinguaba, costa norte de Ubatuba, e a Ponta de Trindade, divisa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi nesse local que o pescador Flávio Castro de Paula, 50, encontrou, no início deste mês, duas peças, com as quais foi possível identificar o helicóptero modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HMK, o mesmo utilizado pelo deputado no dia do acidente.
O reconhecimento da aeronave foi possível devido à localização do número de série gravado na peça identificada pela Helibrás, única fabricante do modelo no país. Além do deputado Ulysses Guimarães, morreram no acidente sua mulher, Mora Guimarães, o senador Severo Gomes e sua mulher, Ana Maria Henriqueta Marsiaj Gomes.


Texto Anterior: Entrevista da 2ª: Após turnê nos EUA, Dirceu fala em "trégua" com o FMI
Próximo Texto: Crise no Espírito Santo: Membro da força-tarefa foi sócio da Le Cocq
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.