São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Scuderie Le Cocq é acusada de extorsão e tráfico

DA AGÊNCIA FOLHA, EM VITÓRIA

A Scuderie Detetive Le Cocq começou a ser investigada em 1991 devido ao assassinato de menores de rua em Vitória (ES).
Os jovens, que em geral se dedicavam a pequenos roubos e furtos, eram executados com tiros na nuca e os cadáveres eram expostos nas ruas.
Para apurar esses homicídios, o governo do Estado criou a Comissão de Processos Administrativos Especiais.
As investigações foram conduzidas pelo investigador da Polícia Civil Francisco Badenes Júnior, que ganhou, pelo trabalho que durou dez anos, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em 1996.

Filantropia
Fundada como entidade filantrópica, em 1984, com registro em cartório de notas, a Scuderie visava reunir e promover apoio mútuo a pessoas ligadas ao ""establishment" político, empresarial, policial e judiciário.
O nome é uma homenagem ao famoso detetive carioca Le Cocq, morto nos anos 60.
Tornou-se um esquadrão da morte, de acordo com investigações policiais e do Ministério Público. De seus quadros fazem parte policiais, advogados, juízes, políticos, empresários, funcionários públicos e banqueiros do jogo do bicho.
"Se realmente ela foi criada com esse objetivo (beneficente), com o tempo essa filosofia foi desvirtuada. A Scuderie é o braço armado do crime organizado", sustenta o procurador da República Ronaldo Albo, que a investigou.

Caveira
A Scuderie é acusada de crimes de mando, extorsão, rede de proteção ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas.
O símbolo da Le Cocq é uma caveira, apoiada em duas tíbias cruzadas, com as iniciais E.M.
O estatuto de fundação do grupo atribui as letras a "esquadrão motorizado", mas a versão corrente no Estado é de que as letras significam "esquadrão da morte". (FK)


Texto Anterior: Outro lado: "Nunca ninguém perguntou", diz João Scalfoni
Próximo Texto: Orçamento: Arrecadação de ICMS cai R$ 580 mi em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.