São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-GOVERNO

Cargo no Interamerican Dialogue é honorário

FHC será vice-presidente de centro de estudos políticos e econômicos

DE WASHINGTON

Foi anunciada ontem a primeira missão de Fernando Henrique Cardoso depois de deixar o poder. O presidente aceitou ser vice-presidente honorário do Interamerican Dialogue, um centro dedicado a estudos políticos e econômicos do hemisfério.
Trata-se de um posto não remunerado que não exigirá de FHC a presença permanente em Washington -cidade onde a entidade se localiza.
"Cardoso ocupará a posição mais importante aqui dentro", disse à Folha Peter Hakin, presidente executivo do Dialogue. FHC substituirá o ex-presidente do Equador Osvaldo Hurtado, que deixa o cargo a partir de 1º de janeiro. "Esperamos que a liderança do presidente Cardoso ajude a transformar o Dialogue numa força mais produtiva e ativa num momento em que as nações desse hemisfério enfrentam desafios imensamente difíceis", disse Sol Linowitz, diretor do centro.
FHC também foi um dos fundadores do Interamerican Dialogue (em 1982) e participou de seu primeiro comitê executivo, em 1985. Lula, que o sucede na Presidência brasileira, já foi membro da entidade. O Dialogue é mantido por doações privadas, de organismos internacionais e de governos. FHC dividirá a vice-presidência com o americano Peter Bell, presidente da CARE, uma das maiores organizações humanitárias privadas do mundo.
Na estrutura hierárquica do Dialogue, FHC ocupará o cargo mais alto sem função executiva. Ele ainda terá a opção de ocupar outros cargos simultaneamente, remunerados ou honorários.
(MARCIO AITH)


Texto Anterior: Campo: MST condiciona trégua a agenda com governo
Próximo Texto: Minas Gerais: FHC deve ajudar Itamar a pagar 13º e outros compromissos do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.