São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Os dois se reúnem hoje e devem fechar acordo

FHC deve ajudar Itamar a pagar 13º e outros compromissos do Estado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso deverá conceder hoje recursos para que o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, consiga pagar o 13º salário dos servidores e honrar outros compromissos do Estado.
Ontem, houve uma reunião entre os dois na qual não se chegou a um acordo. O governador eleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), participou do encontro e ajudou Itamar a pressionar FHC. Itamar quer a transferência de R$ 1,2 bilhão das rodovias federais para Minas. FHC não decidiu se atenderá a reivindicação por completo. Hoje, terão nova reunião.
Depois de passarem parte dos últimos oito anos rompidos, FHC e Itamar restabeleceram uma relação amigável. O presidente tem interesse em ajudar o antecessor a terminar bem o mandato.
Aécio tem papel relevante nessa articulação. Ele obteve o apoio de Itamar na eleição, em troca de ajuda para o governador pagar as contas. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, também já pediu a FHC para ajudar Itamar.
Há uma tentativa de FHC, Aécio e Lula de agradar Itamar porque o ex-presidente, de temperamento explosivo, é um incômodo inimigo quando quer. Aécio, por exemplo, receberá um Estado em péssimas condições, mas não pode dizer isso, sob pena de magoar Itamar. No PSDB, considera-se ruim a gestão itamarista em Minas.
Até Lula, grato pelo apoio que recebeu de Itamar, tem interesse em tê-lo distante. Apesar de ter convidado Itamar a integrar o governo, o desejo do petista é que ele aceite a Embaixada do Brasil em Roma -também a pretensão de Itamar. (KA)


Texto Anterior: Pós-governo: FHC será vice-presidente de centro de estudos políticos e econômicos
Próximo Texto: Transição no RJ: Secretariado de Rosinha já tem 12 integrantes da gestão Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.