UOL

São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jader dá apoio a petista na Câmara

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O deputado federal eleito e ex-presidente do Senado Jader Barbalho (PMDB-PA) disse ontem que votará no deputado João Paulo Cunha (PT-SP) na eleição para a presidência da Câmara, marcada para o início de fevereiro.
"Declaro o meu voto ao João Paulo Cunha para a presidência da Câmara, candidatura esta que já considero vitoriosa", disse Jader, depois de encontro com João Paulo ontem em Belém.
Jader é presidente do PMDB no Pará e comandará a maior bancada do Estado na Câmara -o partido elegeu cinco deputados federais, entre eles o ex-senador.
João Paulo -que passou as duas últimas semanas percorrendo os Estados para conversar com deputados de diferentes partidos e ampliar o apoio à sua candidatura- se reuniu em Belém com o governador Simão Jatene (PSDB) e almoçou com cerca de 30 pessoas, entre deputados federais e lideranças políticas do Pará.
Antes do almoço, João Paulo, Jader e o deputado federal Paulo Rocha (PT-PA) tiveram uma conversa reservada na ante-sala do restaurante.
Eleito deputado federal mais votado do Pará com 344 mil votos, Jader disse estar "entusiasmado" para voltar à Câmara. "Retornar à Câmara, onde estive em meados de 70, eu considero uma experiência bastante interessante. Eu volto com o maior entusiasmo para representar o Pará", disse.
Jader é acusado pelo Ministério Público Federal de comandar uma organização criminosa que teria fraudado a extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). O ex-senador, que nega as acusações, teve a prisão decretada duas vezes em 2002. Numa das ocasiões, ficou detido por cerca de oito horas na Policia Federal em Palmas, onde chegou algemado. Nas duas vezes, conseguiu habeas corpus.


Texto Anterior: Poder concentrado: PSDB, PFL e PMDB fecham apoio a João Paulo e reformas
Próximo Texto: Cúpula do PMDB admite eleger Sarney
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.