São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra deixam área produtiva logo após invasão

DA AGÊNCIA FOLHA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu pela manhã e desocupou no final da tarde, sob pressão policial, uma fazenda produtiva em Nova Santa Rita (região metropolitana de Porto Alegre).
Ontem, o movimento invadiu também uma fazenda em Uberaba (MG). Com isso, chegam a 96 as invasões de áreas rurais feitas pelo MST desde 10 de março.
A fazenda Santa Rita, de 1.662 ha, tem produção de arroz e criação de 1.620 cabeças de gado, segundo seu proprietário, Osório Biazus. Ela estava protegida judicialmente com um interdito proibitório, instrumento que garante antecipadamente a reintegração de posse. Cerca de 700 pessoas participaram da ação. A Brigada Militar acionou 150 homens. O clima ficou tenso, mas não houve confronto. A saída foi negociada pelo Incra, por um juiz e pela polícia.
Cerca de 60 integrantes do MST invadiram na madrugada de ontem a fazenda da Saudade, em Uberaba (MG). Os proprietários afirmam que criam gado e que vão pedir reintegração de posse.
Ontem pela manhã, os sem-terra do MST acampados desde domingo na fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul (RS), deixaram a área após a Justiça conceder a reintegração de posse. Uma outra parte da mesma propriedade continua invadida.
Um grupo de sem-terra ligados à OLC (Organização da Luta no Campo) invadiu ontem um terreno da Prefeitura de Passira (PE), para reivindicar a vistoria e a desapropriação de uma fazenda vizinha à área -a propriedade Canaã, de 800 ha.
Cerca de 120 integrantes do MLT (Movimento de Luta pela Terra) da Bahia invadiram pela manhã três salas do Ibama para protestar contra a desocupação de uma fazenda em Camaçari (BA), ordenada pela Justiça.
Integrantes do MST que invadiram a fazenda Tapyr, em Suzanápolis (SP), são acusados por um dos donos da área, Francisco Schmidt, de atirar em direção à sede da fazenda e de atear fogo numa casa. O MST diz que as acusações são "falsas".


Texto Anterior: Campo minado: Stedile afirma que há "impaciência" no MST
Próximo Texto: Governo não deve ser "passivo", diz decisão do STF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.