São Paulo, domingo, 23 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES/SP
Marta lidera em todos os bairros da capital; Erundina e Maluf empatam no segundo lugar em algumas áreas
Sapopemba tem a disputa mais apertada

DA REDAÇÃO

Marta Suplicy (PT) lidera em todos os bairros da cidade na disputa pela Prefeitura de São Paulo, indica pesquisa Datafolha que considerou o local onde os entrevistados moram.
A exceção é a região de Sapopemba, em que, devido à margem de erro do levantamento -dois pontos percentuais para mais ou para menos-, Luiza Erundina (PSB) aparece tecnicamente empatada com a petista. Ao mesmo tempo, Erundina está tecnicamente empatada com Paulo Maluf (PPB) nessa mesma região.
Na área de Sapopemba -que, de acordo com a classificação adotada pelo Datafolha, compreende o bairro com o mesmo nome mais os bairros de Cidade Líder, Parque do Carmo e São Mateus-, Marta conta com 24% das intenções de voto, contra 20% de Erundina e 18% de Maluf.
Os 24% de Marta são o seu pior resultado entre as 19 áreas analisadas, representado sete pontos percentuais a menos do que os 31% que a petista obtém na cidade como um todo e lhe dão a atual vantagem na corrida eleitoral. Ao todo, foram ouvidas 5.059 pessoas entre 11 e 12 de julho, no início oficial da campanha eleitoral.
A taxa de Marta nessa área, combinada com a margem de erro de dois pontos, indica que a petista tem em Sapopemba entre 22% e 26%. No caso de Erundina, o intervalo vai de 18% a 22%, o que caracteriza o empate. Ao mesmo tempo, Maluf vai de 16% a 20%, empatando com Erundina.
Nos demais bairros, a petista lidera com folga. A área em que Marta obtém a maior vantagem é na região Centro/Sé, que compreende Cambuci, Bom Retiro, Brás, Pari e Sé. Nessa área, ela chega a 39%, contra apenas 11% obtidos por Erundina e 9% por Maluf.
Os dois principais rivais da petista, que vêm dividindo a segunda colocação desde maio nas pesquisas do Datafolha, travam um duelo nas várias regiões. Em dez áreas, há empate entre Maluf e Erundina. O pepebista lidera em sete outras. A candidata do PSB está à frente nas duas restantes.
Romeu Tuma (PFL) atinge 9% nas áreas de Vila Maria (que compreende Mandaqui, Tremembé, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros) e da Penha (composta por Artur Alvim, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Penha, Ponte Rasa e Vila Matilde). Nessas duas áreas, obtém índice três pontos percentuais acima de sua média (6%).
Geraldo Alckmin (PSDB), que tem apenas 4% das intenções de voto no total, chega a 10% em Perdizes. Essa região, na classificação adotada, abrange Alto de Pinheiros, Lapa, Perdizes e Pinheiros.
Os ex-prefeitos Paulo Maluf (PPB) e Luiza Erundina (PSB) duelam pela segunda colocação desde maio, de acordo com as pesquisas do Datafolha. Entretanto, considerando áreas da cidade, o pepebista leva vantagem.
Maluf está à frente de Erundina em 7 das 19 áreas definidas pelo Datafolha. Erundina "vence" o pepebista em duas. Nas dez áreas restantes, há empate entre os dois, considerando a margem de erro.
O ex-prefeito Maluf vai melhor na região de Santana, que compreende os bairros de Santana, Limão e Casa Verde. Nessa área, chega a 25% das intenções de voto, oito pontos percentuais acima da sua média na cidade (17%) e 15 pontos percentuais a mais do que a taxa conquistada por Erundina.
O pepebista encontra maior apoio também na região do Morumbi -área em que, aliás, ocorre a menor diferença de Maluf para Marta, 23% contra 28%, respectivamente- e nas áreas da Mooca e de Perdizes, Vila Maria, Vila Mariana e Vila Prudente.
Erundina vence Maluf nos extremos leste e sul da cidade de São Paulo. Na área de Itaquera, a candidata do PSB tem 24% das intenções de voto, contra 16% do rival. Na região de Campo Limpo, Erundina atinge 20%, contra 12% do pepebista.


Texto Anterior: "Quantidade de garis não é suficiente"
Próximo Texto: Paulistanos querem a renovação da Câmara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.