UOL

São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto nomeia coordenadora do Bolsa-Família

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Três dias depois do adiamento do anúncio oficial da unificação dos programas de transferência de renda, o ministro José Dirceu (Casa Civil) nomeou, ontem, a coordenadora do Bolsa-Família, a cientista política Ana Fonseca, 51.
Isso significa que, se o lançamento do programa não tivesse sido adiado três horas antes da cerimônia, como determinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa-Família teria sido deslanchado sem que sua coordenadora fosse oficialmente funcionária do governo federal.
De acordo com o "Diário Oficial" da União de ontem, Ana Fonseca vai trabalhar no gabinete da Presidência da República. Terá o cargo mais elevado na carreira dos assessores do governo federal, o chamado DAS (Direção e Assessoramento Superior) número 6, com salário de R$ 7.575 mensais.
O Bolsa-Família será coordenado por Ana Fonseca e por Ricardo Henriques, atual secretário-executivo do Ministério da Assistência e Promoção Social. Mas ainda não está certo se ele deixará o cargo para coordenar o Bolsa-Família.
Antes de ir para o Palácio do Planalto, Ana Fonseca coordenava os programas de transferência de renda da Prefeitura de São Paulo.
Mesmo sem ter sido nomeada, Ana Fonseca já estava trabalhando em Brasília havia pelo menos duas semanas. Participou da primeira reunião entre Dirceu e secretários de Assistência e Promoção Social dos Estados.
Ana Fonseca trabalhou no governo de transição, a convite do ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda), quando elaborou um diagnóstico da atuação do governo FHC na área social. Detectou, por exemplo, o desperdício de dinheiro público por a União administrar seis programas diferentes de transferência de renda. (GA)


Texto Anterior: Fome social: Lula quer incluir unificação em novo acordo com o FMI
Próximo Texto: Bolsas são "insuficientes", diz Wagner
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.