UOL

São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMERGÊNCIA

"Não é possível trocar atendimento pré-natal por prato de comida", diz documento apresentado

Frente da Saúde faz protesto na Câmara

Sérgio Lima/Folha Imagem
Deputados vestidos com aventais caminham em direção à Mesa da Câmara durante protesto por mais verbas para a saúde


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de cem deputados integrantes da Frente Parlamentar da Saúde vestiram ontem aventais e toucas cirúrgicas e patrocinaram no plenário e no Salão Verde da Câmara um protesto contra a previsão de gastos para o setor no ano que vem.
Durante a manifestação, a Frente divulgou uma nota com críticas ao governo. "Não é possível que o que se tenha a oferecer seja a troca de um atendimento pré-natal por um prato de comida. A saúde é o resultado de várias ações complementares, e não excludentes", diz trecho do documento.
Deputados de vários partidos aderiram ao ato, incluindo petistas. No final, subiram à Mesa da Câmara e posaram para fotos.
"Aqui estão os lobistas da saúde pública, da cidadania, os lobistas do SUS [Sistema Único de Saúde]", afirmou o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), presidente da frente. As declarações visavam rebater afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a polêmica seria movida por lobby de donos de hospitais particulares.
Coube ao deputado Henrique Fontana (PT-RS) ir à tribuna apresentar a posição do Palácio do Planalto: "Tenho a dizer que estamos sensíveis, temos tido hoje várias reuniões com os ministros envolvidos e com o presidente para encontrar uma solução". (RB)


Texto Anterior: Orçamento fatiado: Governo volta atrás e devolve verba à saúde
Próximo Texto: Gastos de estatais podem gerar novo corte de verbas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.