São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Vicente Pinzón

da Agência Folha, em Fortaleza

O navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón nasceu em 1460 em Palos, no sul da Espanha.
Em 1492, integrava a frota que, sob comando de Cristovão Colombo, descobriu a América. Estava acompanhado de dois irmãos, Martin Alonso e Francisco.
Na expedição de Colombo, Pinzón comandou a menor das três caravelas, a Niña, enquanto Martin Alonso foi o capitão da Pinta.
A família Pinzón era proprietária de barcos, e os três irmãos seguiram na busca das Índias Ocidentais, objetivo da viagem para a Coroa espanhola.
Na viagem em que chegou ao Brasil, Pinzón enfrentou uma terrível tempestade que quase encerrou a expedição. Por esse motivo, quando chegou em terra firme, batizou o lugar de cabo de Santa Maria de la Consolación.
Logo depois de deixar o local de seu primeiro desembarque, Pinzón seguiu para uma ponta e deixou uma cruz para marcar o território, encontrada algumas semanas depois por seu compatriota Diego de Lepe.
Seguindo viagem, Pinzón passou por uma ponta que parecia um "rosto formoso", apontada como sendo Jericoaquara (CE). Por causa da hostilidade dos índios, seguiu para noroeste, passando pela ilha de Marajó, que chamou de Santa Maria de la Mar Dulce, por causa das águas do rio Amazonas.
Pinzón não só descobriu o rio como começou a seguir seu curso, em plena floresta amazônica, acreditando estar no caminho da China de Marco Polo. Após duas semanas, decidiu voltar, levando índios aprisionados. (KF)


Texto Anterior: Pernambucanos antecipam festa oficial
Próximo Texto: Entrevista da 2ª: Biólogo pede boicote à Petrobras para melhorar controle ambiental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.