UOL

São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado se divide sobre críticas do presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o Judiciário, em Vitória, repercutiram de forma diferente no Senado. A oposição criticou, o líder do PT, Tião Viana (AC), endossou, e o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), tentou explicar o contexto em que Lula falara.
Para o senador Demóstenes Torres (PFL-GO), que é procurador de Justiça e foi secretário estadual de Justiça, Lula "foi irresponsável" ao falar em caixa-preta do Judiciário. O líder do PFL, José Agripino (RN), considera que o Judiciário contém "desvios de comportamento", assim como o Executivo e o Legislativo. "Agora, acho que não é o presidente da República quem precisa ou deve verbalizar isso."
Mercadante justificou a declaração de Lula pelo fato de o cenário ser o Espírito Santo. "Foi num cenário muito específico que ele usou essa expressão. Ele estava no Espírito Santo tratando do crime organizado, que se infiltrou no Judiciário, no Legislativo e no Executivo", disse. O líder do PT, Tião Viana (AC), acha que Lula traduziu um sentimento de todo brasileiro em relação à Justiça.


Texto Anterior: Repercussão: Lula respeita Judiciário, diz Singer
Próximo Texto: Ministro do Supremo sai em defesa de Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.