São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB formaliza apoio a candidato do PPS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Executiva Nacional do PTB aprovou ontem, por unanimidade, apoiar Ciro Gomes (PPS) ao Planalto em 2002. O apoio seria anunciado à noite em jantar das bancadas dos dois partidos com o Diretório Nacional do PTB.
"Com o nosso tempo na TV [no horário eleitoral", sua candidatura é real", disse o líder do PTB na Câmara, Roberto Jefferson, que foi da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor.
Em São Paulo, Ciro disse que o apoio do PTB é parte de um processo de formação de um "embrião de base parlamentar".
"Tenho a obrigação de promover uma base parlamentar que seja o embrião de uma maioria para quando eu ganhar a eleição."
Pelo PPS, Ciro tem direito a dois períodos diários de 32 segundos no horário eleitoral. O PTB, com 26 deputados, tem mais 7min40s. Com a aliança, Ciro teria dois períodos diários de 4min6s.
Jefferson já levou a decisão do PTB a ministros tucanos. Avisou que o partido não vai romper com o governo, devendo ficar independente até o fim do mandato.
O acordo foi fechado segunda-feira, em Brasília, na casa do presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR). Além dele, estavam Ciro e Jefferson.
Na reunião, Jefferson apelou a Ciro: "Pare de bater na figura do presidente. Fale do governo. Isso nos constrangeria, porque não vamos romper com o governo". Ciro teria concordado, mas levou o caso aos líderes do PPS no Congresso. (LUCIO VAZ e FABIO ZANINI)



Texto Anterior: Presidente pede respeito no debate
Próximo Texto: Intelectuais: "Fiquei mais assustado", diz Giannotti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.