São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHURRASCO DA CHINA

Presidente comemorou 30 anos de casamento em rodízio de carnes

Lula e Marisa celebram bodas

Greg Baker/France Presse
O presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia durante visita ao Palácio de Verão


DE PEQUIM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, comemoraram 30 anos de casados ontem na Pequim Brasil, o primeiro restaurante de rodízio de carnes de Pequim, aberto há dez anos.
O casal ganhou um vaso chinês e um buquê de flores do gerente da churrascaria, o brasileiro Celio Cella, que também serviu bolo aos convidados.
A churrascaria Pequim Brasil é da Sadia, empresa que era presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. A Sadia tem 50% do restaurante e é sócia do Ministério da Agricultura chinês no negócio.
Cella fez um rápido discurso em chinês, e Furlan se encarregou da "tradução simultânea", apesar de não dominar a língua. Na verdade, o ministro já sabia o que o funcionário iria falar e resolveu fazer uma brincadeira com os convidados.
Além do casal presidencial, estavam presentes no almoço sete ministros e cinco governadores.
Depois do churrasco, Lula e Marisa visitaram o Palácio de Verão, uma das principais atrações turísticas de Pequim, cerca de 40 minutos do centro.
A imprensa só pôde acompanhar o início da visita. Para garantir o deslocamento do presidente, policiais interromperam o trânsito de turistas.
O Palácio de Verão foi construído no fim do século 19 pela rainha Cixi, mulher de um dos últimos imperadores da China. As obras custaram uma fortuna, que foi desviada de recursos que seriam destinados à construção de navios de guerra.
O desperdício de recursos por Cixi e a falta de sensibilidade dos governantes em relação aos problemas enfrentados pela população foram fatores que precipitaram o fim da dinastia Qin, a última da China, em 1911.


Texto Anterior: Vale e empresa chinesa investem US$ 1 bi no Brasil
Próximo Texto: Parceria com chineses não é ameaça aos Estados Unidos, afirma Amorim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.