São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALÉM DO OCEANO

Corveta Purus, de quase 50 anos, será transferida para a Namíbia

Marinha brasileira doa pela primeira vez navio a estrangeiro

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã a Marinha do Brasil vai viver um marco inédito. Um de seus navios vai ser transferido, pela primeira vez na história, para uma marinha estrangeira, quando o contrário é o usual -o Brasil receber um navio de segunda mão de marinhas como a francesa (caso recente do porta-aviões São Paulo), a britânica e a americana.
A corveta brasileira Purus -renomeada "LT Gen. Dimo Hamaambo"-, com quase meio século de idade, será o primeiro navio da nascente marinha da Namíbia.
A cerimônia deve ocorrer na Base Naval de Aratu, próxima a Salvador, com a presença dos ministros da Defesa e comandantes navais dos dois países.
A marinha da Namíbia, país do Sudoeste da África, de onde o navegador Amyr Klink partiu remando para o Brasil, pode ser descrita como um "filhote" da sua colega brasileira -assim como esta foi uma espécie de cria da Marinha Real britânica no distante 1822.
Os namibianos, em 1992, pediram para ser treinados pelos brasileiros para criar a ala naval de suas forças de defesa. Desde então, vários guarda-marinhas namibianos foram formados pela Escola Naval, na ilha de Villegaignon, no Rio.


Texto Anterior: Regime militar: Família esclarece morte de 1º desaparecido
Próximo Texto: Eleições 2004: TSE pode manter redução maior de vereadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.