São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cemitério abriga corpos de Vargas e João Goulart

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO BORJA

No cemitério Jardim da Paz, em São Borja (a 583 km de Porto Alegre), onde o governador Leonel Brizola será enterrado hoje, já estão os corpos dos presidentes Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954) e João Goulart (1961-1964), da mulher de Brizola, Neusa Brizola, e até do segurança de Getúlio Gregório Fortunato.
Com o enterro de Brizola, São Borja terá dois eventos num intervalo de dois meses que reforçarão sua alcunha de "berço do trabalhismo".
No dia 24 de agosto, quando o suicídio de Vargas completará 50 anos, será inaugurado um mausoléu com estátua na Praça 15 de Novembro, no centro da cidade.
O projeto do mausoléu para Vargas é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Para o evento de hoje, haverá um cortejo de oito quadras a pé da igreja onde Brizola será velado a partir das 10h até o enterro, às 16h.
O enterro já provocou a lotação dos oito hotéis da cidade e a mobilização de 70 policiais militares, com reforço de São Luiz Gonzaga.
São esperados milhares de pessoas, em um movimento semelhante ao ocorrido em 1979, ano da anistia, quando Brizola chegou do seu exílio de 15 anos e fez questão de visitar a terra do trabalhismo. Em 1993, ele voltou à cidade para o enterro de sua mulher, Neusa Brizola (irmã de João Goulart). (LG)


Texto Anterior: Pedetista já tinha lesão no coração, afirma médico
Próximo Texto: Artigo: A morte de um líder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.