São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nascimento cuida da saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de atuar durante seis anos na área criminal, ajudando a desbaratar quadrilhas em instituições financeiras, o procurador da República Rogério Nascimento, do Rio, está mais satisfeito, hoje, cuidando de processos que envolvem o direito à saúde.
Ele diz que, numa atuação conjunta com o Ministério Público Estadual, conseguiu ampliar o número de leitos da rede neonatal pública. "Mais de 350 crianças foram salvas. Isso nos dá uma sensação de dever cumprido", diz.
"O resultado é mais concreto do que o obtido na área criminal, onde a função de repressão tem apenas efeito didático", diz ele.
Nascimento, como muitos procuradores da área, escolheu o atual ofício depois de muita dúvida entre fazer arquitetura ou direito. Estudou à noite, em universidade pública, estagiando num escritório de advocacia.
"Ser profissional liberal não era a cultura da família." Escolheu o Ministério Público porque oferecia a vantagem de vir a ser o que ele chama de "um cidadão profissional": "É aqui que eu expresso a minha indignação como cidadão. Eu ganho dinheiro para ser cidadão. Tenho a iniciativa que o advogado tem, para dar o primeiro passo, com a isenção de um juiz".
"Como procurador, eu só faço aquilo que acho que está certo." Dos casos em que atuou, cita como o mais importante o das listas de propinas da rede do jogo do bicho, no Rio, apreendidas na fortaleza do bicheiro Castor de Andrade. "Teve o simbolismo de expor as mazelas da corrupção policial e desfazer a visão romantizada do jogo do bicho", diz. (FV)


Texto Anterior: Pesquisadoras desenham perfil dos fiscais da lei
Próximo Texto: Eleições: Covas privilegia as prefeituras do PSDB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.