São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Distribuição é igualitária, diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo do Estado afirma que a distribuição de recursos às prefeituras municipais, por meio de convênios, é feita seguindo critérios "igualitários".
"O governador Mário Covas tem a preocupação de não discriminar prefeitos e de contemplá-los com recursos independentemente de seu partido ou orientação política", afirmou o secretário da Casa Civil de Covas, João Caramez, por meio de sua assessoria.
Segundo Caramez, os critérios para assinatura dos convênios não são políticos, mas "seguem o interesse público".
"O que for legítimo e beneficiar a população será atendido, na medida do possível", afirmou o secretário de Covas.
A Casa Civil é a área do governo responsável pela liberação de convênios às prefeituras do Estado. Caramez passou a apoiar Covas na eleição de 1994. Na época, ele era prefeito de Itapevi pelo PDT. Transferiu-se ao PSDB e, em 1998, foi eleito deputado estadual. Desistiu de disputar a Prefeitura de Itapevi em outubro deste ano para assumir a Casa Civil, a convite do governador.
O governo do Estado afirma que a distribuição da verba foi "equânime", se for levado em conta o número de habitantes dos municípios no Estado.
Em relação à desproporção existente entre as verbas destinadas às prefeituras controladas pelo PSDB em relação às administrações dos demais partidos, a assessoria do secretário afirmou que "os recursos foram distribuídos proporcionalmente ao número de pessoas que cada partido administra no Estado".

Dinheiro em caixa
De acordo com o governo estadual, a liberação dos convênios aos prefeitos ocorreu a três meses da eleição municipal, entre outros motivos, porque o Estado estava com recursos disponíveis em caixa.
"Havia recurso disponível, e o prazo para assinar os convênios estava se encerrando. Para não deixar pedidos importantes para as cidades pendentes por muito tempo, houve a liberação naquela data", afirmou o secretário Caramez, por meio de sua assessoria.


Texto Anterior: Eleições: Covas privilegia as prefeituras do PSDB
Próximo Texto: Limeira é a campeã na aprovação de convênios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.