São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

No ar

geraldo45.org.br e lulapresidente.org.br
Os logos das páginas recém-lançadas de Alckmin e Lula


Na Folha Online de sexta, "Presidenciáveis colocam campanha na internet". Lula entrou no ar na quinta e, "coincidência ou não", Geraldo Alckmin surgiu um dia depois, meio às pressas.
O site do presidente, mais elaborado, vai na linha "Lula faz", de Duda Mendonça, com chamadas como "Lula investe na duplicação da BR 101". O do tucano segue a agenda com enunciados como "Para exportar mais, teremos que trabalhar direito, diz Geraldo". No site, ele agora é só Geraldo.
Heloísa Helena não tem ainda, mas em resposta ela entrou com "santinho" no site do PSOL. O curioso é que, em aparente reação ao HH, ela agora é só Heloísa.

GUERRA
Também na Folha Online, "precavido, o PT informa que, além de buscar votos, usará a web para combater a "guerra suja" contra Lula".
Era referência a um texto do dirigente Valter Pomar postado na página da legenda, também notícia na cobertura de mídia de UOL e iG.
No IDG Now, "PT convoca militantes na web". Para um especialista, a rede "é arma importante pois é lá que está a maior rejeição a Lula".
Sites como Vermelho e blogs como Grupo Beatrice reagiram bradando "todos à campanha" etc. Note-se que Pomar, além de pedir ação com Messenger, Orkut, blogs, wikis, lançou um esquema de resposta à propaganda viral.

DERRAPOU
E Cesar Maia reclama da Rede Globo, que andou "no pé de Heloísa Helena, ao menos quinta e sexta-feira".
Quinta, "o "Jornal Nacional" derrapou" ao observar que a senadora votou contra o Pró-Uni. Sexta, ao cobrar clareza quanto a gastos e inflação.
Sábado, parece, voltou ao normal. Mas ele deixou "uma sugestão à senadora" para o "JN" da semana:
- Trate do tema da ética. Há muitas formas de tratar -seja na crítica ao governo Lula, seja para mostrar que, mais do que dinheiro, o que falta é vergonha na cara... Com o tema da ética, o "JN" não pode colocar aquele caco na voz do locutor, como fez, desqualificando sua opinião.

NA LINHA DE FRENTE

Na revista "Wired", no jornal "Le Monde", agora na agência Reuters -em toda parte se trata dos blogs que vêm postando em inglês do Líbano e de Israel, no que se anuncia como "a guerra mais blogada".
O jornal francês e depois a agência britânica destacam que os blogueiros libaneses e israelenses "dialogam" ou "conectam-se em meio à violência".
A revista americana, que cobre mídia e tecnologia, é menos otimista e se concentra nos relatos pessoais dos horrores da invasão -em blogs como Manamania, Beirut News, Lebanese Political Journal e outros.
A coluna procurou mas não achou blogs em português.

A MAIOR MANIFESTAÇÃO

therawfeed.com
Alguns dos 10 mil avatares que protestaram no game on-line


No blog de mídia de Tiago Dória, via The Raw Feed, a notícia de que houve este mês "o maior protesto on-line" -e provavelmente o mais inovador.
No game The Fantasy of the Journey West, popular na China, um jogador notou a imagem da bandeira imperial do Japão na parede da prefeitura da cidade virtual de Jianye, recordou invasões passadas e espalhou. Um dia depois, 10 mil avatares apareceram para a manifestação diante do prédio e da bandeira.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Alckmin leva "sanguessugas" à campanha para desgastar PT
Próximo Texto: Senador do PT leva assessor de acusada a depoimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.