São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Candidato tucano é visto como o mais inteligente por 48% dos paulistanos; prefeita é vista como a mais corajosa por 49%

Eleitor considera Serra mais experiente e vê Marta como realizadora

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Um é mais inteligente, experiente e democrático. A outra é mais corajosa, realizadora, moderna e inovadora. Se os paulistanos escolherem seus candidatos à prefeitura com base na opinião que têm dos dois, será entre esses perfis que terão de decidir.
José Serra (PSDB), que tem 51% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha, bate Marta Suplicy (PT) em inteligência, experiência e apego à democracia. A prefeita, com 41%, ganha do tucano quando se analisam a coragem, o ímpeto realizador e a capacidade de inovação.
Essas são as características que emergem da última pesquisa Datafolha. Como no segundo turno a comparação é feita apenas entre os dois, e não mais entre os 14 candidatos do primeiro turno, não é possível fazer comparações com levantamentos anteriores.
Ex-ministro da Saúde e do Planejamento, Serra é visto como o mais experiente por 52% a 35%, apesar de nunca ter sido eleito a um cargo majoritário. O tom professoral usado em seu programa de TV também contribui para a imagem de mais inteligente (48% a 30%) captada pelo Datafolha.
Serra também é avaliado como o mais democrático, por 48% a 33% dos eleitores -talvez porque o paulistano ligue Marta às últimas iniciativas do PT vistas como autoritárias, como o Conselho Federal de Jornalismo. Marta, que em quatro anos fez várias obras, como prolongamento de rodovias e túneis, algumas delas vistas como eleitoreiras, bate Serra quando se pergunta quem é o mais realizador, por 48% a 35%.
A prefeita licenciada também é apontada como a mais moderna e inovadora (50% a 34%) e a mais corajosa (49% a 37%). Em sua gestão, foram implementados os CEUs e o bilhete único. Em seus discursos, Marta sempre menciona que teve de usar "até colete à prova de balas" para "acabar com a máfia do transporte".
A imagem que os eleitores têm dos dois reflete a votação que ambos obtiveram na cidade. Marta, que ganhou nos bolsões de miséria do fundão da periferia, é tida como a que vai defender os mais pobres, por 44% a 35%. Serra, que teve ampla vantagem nas áreas nobres, é visto como o que lutará pelos mais ricos por 44% a 28%.
Os dois empatam em três quesitos: honestidade, simpatia e ligação com a cidade de São Paulo. Quando indagados sobre qual é o mais simpático, 44% citam Serra, e 41%, Marta. Na hora em que a pergunta é sobre honestidade, os dois estão próximos: 30% lembram do tucano, e 29%, da petista.
O terceiro empate é sobre quem tem a cara de São Paulo. Para 43%, é Marta. Para 42%, Serra. Os resultados estão dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 1.789 eleitores em 21 de outubro.
O levantamento mostra que a campanha tucana de colar uma imagem de destempero na prefeita colou. Marta é mais desequilibrada emocionalmente para 53% dos eleitores, contra 22% que reconhecem Serra assim. Ela é também a mais autoritária para 49%, contra 33% do tucano.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: 54% avaliam programa eleitoral de tucano como ótimo ou bom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.