São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

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"Prefeitura priorizou Passa Rápido"

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia abaixo entrevista com Gerson Bittencourt, secretário dos Transportes e representante da campanha de Marta Suplicy (PT):
 

Folha - A atual gestão não terminou as obras do Fura-Fila e gastou mais que a previsão. Por quê?
Gerson Bittencourt -
O Fura-Fila é uma obra do governo anterior, que, por estar em estágio avançado, a prefeitura decidiu dar continuidade. A prefeitura diminuiu os ritmos da obra e priorizou os Passa Rápido. Foi feita uma opção política para esse período.

Folha - Qual será a prioridade de uma próxima gestão Marta?
Bittencourt -
Dar continuidade ao projeto de infra-estrutura, com 22 corredores Passa Rápido; investimento em tecnologia, ônibus a gás e monitoramento por GPS; e a integração entre os diversos modais [ônibus, metrô e trens].

Folha - Especialistas apontam que houve piora do trânsito, falta de investimentos em semáforos inteligentes, câmeras sucateadas...
Bittencourt -
Sucateado é quando havia uma coisa boa e essa coisa boa foi largada.

Folha - Pode ser uma coisa que já estava ruim e continuou ruim.
Bittencourt -
Isso. Claro. A situação da CET quando assumimos era um completo abandono.

Folha - Mas não melhorou.
Bittencourt -
Melhorou. Houve diminuição dos acidentes, de multas aplicadas, aumento de orientação e sinalização, diminuição do tempo de deslocamento para uma ocorrência, os índices de congestionamento são muito próximos ou até abaixo de anos anteriores [houve redução da principal maneira de medição, impedindo comparações].
A CET estava completamente sucateada, foi reestruturada, não chegou ao seu ponto ideal para uma empresa dessa natureza, mas tem um projeto claro e um papel estratégico. Ela sempre priorizou os carros. Hoje é lógica está no transporte coletivo.


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