São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO
Programa beneficiará 24.625 alunos no Norte e Nordeste
Pronaf vai destinar R$ 2,5 mi para Alfabetização Solidária

da Sucursal de Brasília

O Pronaf, programa de crédito destinado a agricultores familiares, irá destinar R$ 2,5 milhões para o programa Alfabetização Solidária atender 24.625 alunos no Norte e Nordeste.
Pesquisa do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) apontou que 235 mil crianças com menos de 14 anos de idade trabalharam, de 1995 a 1998, em projetos financiados pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), mas não frequentaram a escola.
Os dados constam de estudo feito a pedido do governo federal sobre projetos de geração de renda e emprego.
Termo de adesão do Pronaf ao Alfabetização Solidária foi assinado ontem pelo ministro Raul Jungmann (Política Fundiária), responsável pelo programa de crédito, e pela presidente do Conselho do Comunidade Solidária, Ruth Cardoso.
Jungmann disse que não pode exigir que os beneficiários do programa mantenham seus filhos na escola sob pena de ser questionado judicialmente.
Além disso, "não há escolas em muitos locais onde vivem esses agricultores", de acordo com o coordenador do Pronaf, Ludgério Monteiro.
O ministro afirmou, porém, que irá fazer o descredenciamento de agricultores cujos filhos estejam sendo submetidos a trabalhos penosos.

Denúncia
As denúncias contra trabalho infantil em atividades insalubres podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 78 7000.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Sem-rumo não mordem; quem morde é o com-rumo
Próximo Texto: Dívida agrícola: Governo teme derrota e adia votação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.