São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

49% votam em Serra; 42% preferem Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

Há pouco mais de um mês, os leitores da Folha na Grande São Paulo estavam praticamente empatados quanto à opção de voto para o segundo turno: 43% preferiam José Serra (PSDB), e 44% tinham preferência por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há uma semana, no entanto, o grupo favorável ao tucano tornou-se ligeiramente maior e agora soma 49%, contra 42% favoráveis ao petista.
A margem de erro desse levantamento é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso revela que o público leitor da Folha está dividido em relação às duas candidaturas.
Essa pesquisa apresenta simetrias. Um exemplo: 5% dos simpatizantes do PT dizem que votarão em Serra, enquanto outros 5% de simpatizantes do PSDB dizem que votarão em Lula.
E, a exemplo do que outras pesquisas têm apontado, 96% dos eleitores de Lula no primeiro turno manterão seu voto no segundo, o mesmo acontecendo com 97% dos que votaram em Serra. Só 1% dos eleitores do petista e 2% dos eleitores do tucano dizem pretender mudar de voto.
As preferências por um ou por outro candidato se acentuam conforme aumenta a faixa etária. Entre os leitores de 16 a 34 anos há um empate técnico que pode indicar vantagem de Lula (48%) sobre Serra (43%), números que estão dentro da margem de erro.
Mas entre os leitores com 60 anos ou mais a superioridade de Serra (68% a 23%) é bastante folgada. O tucano ganha ainda entre os leitores com escolaridade até o segundo grau (50% a 36%), enquanto entre os de nível superior há um empate técnico (49% a 44%) que pode indicar preferência pelo candidato do PSDB.
O candidato daquele partido ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, também tem maioria entre os leitores da Folha ouvidos pela pesquisa. São 54% das intenções de voto, contra 38% para José Genoino (PT).
A vantagem de Alckmin sobre seu adversário é de 21 pontos entre os leitores de sexo masculino e de 13 pontos entre leitores do sexo feminino. Na faixa mais jovem de leitores ocorre um empate técnico que pode ser resultado favorável a Alckmin (49% a 44%).
Mas na faixa entre 35 e 59 anos a diferença favorável ao candidato do PSDB já é de 13 pontos, subindo para 48 pontos entre leitores com mais de 60 anos. Entre os que votaram em Paulo Maluf no primeiro turno, 64% dessa amostragem de leitores da Folha votarão agora em Alckmin, contra 23% que votarão em José Genoino.


Texto Anterior: Leitor reconhece cobertura apartidária
Próximo Texto: Multimídia: Revista "The Economist" especula sobre os rumos do governo Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.