São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Revista "The Economist" especula sobre os rumos do governo Lula

DA REDAÇÃO

A revista britânica "The Economist", na edição desta semana, publica reportagens sobre a iminente vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição para presidente do Brasil. "A grande questão é o que Lula fará com a sua vitória?", pergunta a revista, para em seguida especular sobre as possíveis respostas.
Segundo a "Economist", Lula viverá entre dois extremos. Por um lado, deverá responder às promessas feitas durante a campanha para o eleitorado. De outro, precisará provar para o mercado que porá em prática um projeto econômico prudente que não ponha mais medo no mercado.
Para a revista, muitas das promessas feitas pelo candidato do PT ainda são muito vagas. A revista ressalta que Lula "dá razões para preocupação", quando, por exemplo, diz que não manterá Armínio Fraga, presidente do Banco Central, no cargo.
Segundo a revista, o período de transição, quando Lula deverá coordenar a passagem de um governo a outro, será "de crucial importância para determinar se o país poderá sofrer uma crise econômica realmente avassaladora". A "Economist" diz que, "na escolha da equipe de transição e dos membros do novo governo, Lula estará sobre pressão para deixar claras as suas intenções".
A revista diz ainda que Lula terá uma aliança menor que a constituída por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas mais diversa. Isso, somado à disposição de Lula de de "estabelecer um diálogo nacional com todas as classes -governadores, prefeitos, patronato e sindicatos" talvez lhe garanta a governabilidade.
"The Economist" ainda destaca a vitória do PT no Legislativo, que se tornou o maior partido na Câmara dos Deputados. Mas lembra que o partido deverá ceder ministérios para outras siglas para garantir apoio no Congresso e ainda contentar membros das alas mais radicais do próprio PT.



Texto Anterior: 49% votam em Serra; 42% preferem Lula
Próximo Texto: "Le Monde" critica governo FHC e analisa a chegada do PT ao poder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.