São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Le Monde" critica governo FHC e analisa a chegada do PT ao poder

DA REDAÇÃO

O jornal francês "Le Monde" afirma que, a três dias do segundo turno das eleições presidenciais, está "praticamente garantida a chegada ao poder de Luiz Inácio Lula da Silva" candidato do PT.
O jornal afirma que as pesquisas publicadas sobre as intenções de votos já garantem que a afirmação acima possa ser feita com segurança. "Le Monde" ainda especula sobre as características que o governo Lula deve adotar na administração do país.
Segundo o jornal, Lula já pretende manter um contato constante com as demais esferas de poder e com as organizações organizadas da sociedade, organizando reuniões ministeriais a cada 45 dias e se encontrando com os governadores dos 27 Estados de dois em dois meses.
O jornal critica a postura de Fernando Henrique Cardoso, que em seu governo não mantinha o costume de se reunir com o seu ministério e convocou os governadores para apenas duas reuniões nos oito anos de governo.
"Le Monde" especula também sobre os nomes que Lula chamará para compor a sua equipe de governo. Segundo o jornal, José Dirceu, presidente nacional do PT, tem grandes chances de ocupar ou o Ministério da Justiça ou a Secretaria Geral da Presidência.
Outro nome citado pelo diário francês é o do coordenador do programa de governo de Lula, Antônio Palocci, que deverá integrar a equipe que assumirá o governo no dia 1º de janeiro.
Para o jornal, o próximo presidente "herdará uma situação extremamente frágil, e o governo deverá enfrentar um cenário de estresse, dominado pelas turbulências sobre a moeda e pelas incerteza do mercado sobre o pagamento da dívida do país".
O "Monde" ainda faz um breve balanço dos oito anos do governo FHC, destacando a vitória da economia sobre a "inflação galopante", mas criticando a vulnerabilidade econômica do país.


Texto Anterior: Multimídia: Revista "The Economist" especula sobre os rumos do governo Lula
Próximo Texto:
GOVERNADORES
São Paulo: Debate Alckmin-Genoino termina morno

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.