São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

"Bild" - de Hamburgo

Jornal europeu mais lido fala de Mengele

ALEMANHA - As informações a respeito da vida pessoal do médico nazista Josef Mengele reveladas ao longo desta semana pela Folha ganharam ontem a primeira página do jornal mais lido da Europa.
O diário alemão "Bild", cuja tiragem média é de 4 milhões de exemplares por dia, reproduziu a primeira página do caderno Mais! do domingo passado, que trazia uma foto de Mengele tirada no Brasil.
Sob a manchete "O médico da maldade de Hitler morreu de forma lamentável: encontrados 85 documentos do dr. Mengele", a reportagem do jornal alemão fala sobre as dificuldades financeiras que o nazista passou em seus últimos anos de vida. O dinheiro que ele ganhava era usado principalmente para comprar o silêncio das pessoas que conheciam sua identidade.
O jornal também citou o fato de Mengele nunca ter se arrependido dos crimes que cometeu contra os judeus do campo de concentração de Auschwitz, de acordo com documentos pessoais do médico aos quais a Folha teve acesso e que estavam esquecidos na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
Depois de fugir da Alemanha no pós-Segunda Guerra Mundial, Mengele se refugiou na Argentina, no Paraguai e finalmente no Brasil, onde viveu entre 1960 e 1979 com identidade falsa. Ele morreu afogado numa praia de Bertioga (SP).


Texto Anterior: Questão indígena: PF investiga ataque a tiros contra reserva em Roraima
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Lula ou Palocci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.