São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria acha que candidatos não devem fazer alianças no 1º turno

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos eleitores prefere que os candidatos à Presidência da República disputem o primeiro turno sem alianças, revela pesquisa Datafolha. Para 52% dos entrevistados, os candidatos devem concorrer com o apoio apenas do próprio partido, contra 40% que admitem coligações.
Entre os eleitores que dizem votar em Lula, 53% querem que ele dispute o primeiro turno como candidato apenas do PT, e 41% afirmam que ele deve procurar o apoio de outros partidos.
Aqueles que afirmam optar por Roseana Sarney (PFL) e que defendem uma candidatura isolada atingem 56%, contra 38% que pregam uma aliança. Os eleitores de Anthony Garotinho (PSB) têm avaliação quase igual à dos que votam em Lula: 53% são contra as alianças, e 40%, a favor.
Entre os sete principais candidatos, são os eleitores de José Serra (PSDB) os que mais aceitam a formação de coligação, mas ainda assim em número menor do que os que desejam que seja candidato só dos tucanos: 45% a 48%.
Desde a semana passada, Lula enfrenta uma série de críticas de parlamentares e militantes petistas por sua aproximação com PL e a tentativa de lançar o senador José Alencar (MG) como seu vice.
Entre os eleitores de Lula que aceitam a aliança, 24% citam como opção o PMDB, 21% o PDT, 14% o PFL, 10% o PTB, 9% o PSDB. Apenas, 8% citam o PL.
Se questionados sobre que partido o PT não deveria procurar, 24% dos que votam em Lula dizem o PSDB e 21% o PFL. O PL é rejeitado por 4% dos eleitores.
O PMDB -que está dividido entre os que pregam candidatura própria e os que discutem apoio a Roseana ou Serra- é o mais desejado para coligações, também segundo os entrevistados do Datafolha. É apontado como parceiro preferencial para 24% dos eleitores de Roseana e 35% dos eleitores de Serra.
A possibilidade de aliança entre PFL e PSDB não obtém a primazia entre os eleitores de ambos os partidos, mas reúne um percentual alto de apoio a uma coligação: 21% dos que votam em Roseana querem o PSDB na sua candidatura e 31% dos serristas almejam o acerto com o PFL.
O PT é apontado como alvo de coligação por 18% dos pefelistas e 16% dos tucanos. Mas também o mais rejeitado por ambos partidos: 36% entre os tucanos e 32% entre os pefelistas.
Ciro Gomes (PPS), que finaliza aliança com PTB e PDT, tem apontado como parceiros preferenciais por seus eleitores dois partidos que estão distantes dele: 33% querem o PMDB e 23% o PT. Mas os petistas são também os mais rejeitados pelos partidários de Ciro: 25% não aceitariam uma aliança com o partido.



Texto Anterior: "Por que não manter a aliança?", sugere FHC
Próximo Texto: Pesquisa desvincula ex-ministro de dengue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.