São Paulo, domingo, 26 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOMINGUEIRA
Nasceu Bonnie

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
Editor de Domingo

Bonnie nasceu nesses dias em que a morte rondou-nos com sua brutal e irredutível presença. Em sua ovina, alva e simbólica inocência, ela surgiu na TV e nos jornais, ao lado da mãe, Dolly. Nenhuma das duas suspeita de onde veio e para onde irá. Não se indagam, não formulam, não têm angústias: são apenas ovelhas e como ovelhas viverão e morrerão.
Para os humanos, contudo, Dolly e Bonnie são mais do que dois límpidos e pacíficos animais. São um novo episódio do ancestral duelo que a humanidade trava contra a natureza. Um ensaio divino da razão, uma esperança, possivelmente vã, de que um dia o destino humano complete-se e triunfe sobre a mãe criadora.
Até lá, porém, continuará a conviver com a morte, esse defeito irrevogável da criação.

Morreram políticos, mas também artistas e poetas: Octavio Paz, Geraldo de Barros, Nelson Gonçalves.
Artistas e políticos, cada um a sua maneira, são criadores de mundos. Cabe aos primeiros organizar as formas da vida prática, cabe aos segundos transcendê-las.
Longa é a arte, breve é a vida.

A morte -isso é um clichê- nos iguala. Impõe-se de tal forma que diante dela mesmo os adversários comovem-se e identificam-se. O choro de Antonio Carlos Magalhães e as lágrimas de Fernando Henrique Cardoso: a dor quando é sincera sempre dói, por uma fração que seja, em todos.

Mas a suspensão que a morte nos impõe, a atmosfera de irrealidade que instaura, a introspecção que nos motiva, logo cedem à lógica inelutável da vida: seguir adiante, procurando não mais pensar que isso é o mesmo que se aproximar do fim.
Retornam à vida as famílias, e a ela retorna também, com muito maior pragmatismo, a política.
O mundo é dos vivos, o que não tem remédio remediado está, se não há solução não há problema.
Felizes são as ovelhas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.