São Paulo, terça, 26 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Movimento protesta contra atraso de verbas para assentados
MST invade sete agências do Banestado no Paraná

ROGER MODKOVSKI
da Agência Folha, em Curitiba

Cerca de 1.100 agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem sete agências do Banestado no Paraná, em protesto contra o atraso na liberação de recursos para assentamentos e contra a privatização do banco, que é do governo estadual.
Foram invadidas, a partir das 11h, agências em Londrina, Paranavaí, Nova Laranjeiras, Pato Branco, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. O atendimento ao público prosseguiu normalmente.
Até as 17h de ontem, os agricultores continuavam em pelo menos cinco agências, segundo o banco. O MST paranaense anunciou que os trabalhadores só sairão se forem recebidos pelo governador Jaime Lerner (PFL). Caso não haja negociação, haverá novas invasões, segundo o movimento.
O MST reivindica a liberação de R$ 5 milhões do programa "Paraná 12 Meses" que teriam sido prometidos para 10 mil famílias assentadas e verba de um convênio técnico para a contratação de engenheiros agrônomos, interrompido em março de 97.
Os sem-terra também protestam contra a privatização do Banestado, considerado o único banco capaz de financiar o pequeno produtor no Estado, segundo Nildemar da Silva, da coordenação estadual do movimento.
O assessor de imprensa da Secretaria da Agricultura do Paraná, Celso Nascimento, disse que os recursos do "Paraná 12 Meses" não estão sendo negados aos trabalhadores rurais sem terra.
"Mas existem regras para que esses recursos sejam liberados, e o MST não as está respeitando", afirmou. Segundo Nascimento, o MST quer o dinheiro na mão, mas o governo só pode entregá-lo aos conselhos municipais.
Em cada município paranaense, foi formado um conselho para definir como aplicar os recursos do programa que, somente neste ano, serão R$ 137 milhões.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.