UOL

São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados mostram apoio às mudanças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As propostas de mudança na reforma tributária feitas pelos empresários já foram apresentadas por deputados da comissão especial da Câmara que analisa o projeto do governo.
Um dos membros da comissão mais assumidamente afinados com os pleitos do empresariado é Eduardo Paes (PSDB-RJ), que diz ter proposto "tudo e mais um pouco" do que foi defendido na manifestação de ontem.
No que chama de "emenda pró-crescimento", o deputado propõe, entre vários pontos, um cronograma para a redução da CPMF, a desoneração dos investimentos e uma nova regra para a definição das alíquotas do ICMS.
Essa é uma das principais reivindicações dos empresários, que reclamam do mecanismo previsto pelo governo -o Senado definiria cinco alíquotas, e a distribuição das alíquotas por produto ficaria a cargo do Confaz, o conselho que reúne os secretários estaduais da Fazenda.
Para o empresariado, o Confaz tomará as decisões de olho no caixa dos Estados, o que resultará em aumento da carga tributária. Por isso, defende-se que todas as decisões sobre as alíquotas fiquem com o Senado.
Emenda semelhante foi apresentada por Delfim Netto (PP-SP), para o qual a regra proposta pelo governo "concorre francamente para uma desarrazoada elevação da carga tributária".


Texto Anterior: Piva critica acordo proposto pelo governo
Próximo Texto: Língua solta: Lula recua e diz que foi mal interpretado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.