São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renúncia pode ocorrer até 1 dia antes da eleição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO

A eventual renúncia de Anthony Garotinho à disputa ao Palácio do Planalto exigirá que o PSB indique outro candidato a esse cargo para que o partido não perca um espaço na mídia considerado precioso, cerca de 4 minutos e 40 segundos dos 50 minutos de horário eleitoral gratuito destinado à campanha presidencial, às terças, quintas e sábados, durante 45 dias. A renúncia pode ocorrer até 24 horas antes da eleição.
Independentemente de o PSB indicar ou não um substituto, o partido não poderia mais mudar as alianças em cada Estado para se beneficiar da norma que dá liberdade de coligação às siglas que estão fora da eleição presidencial.
Isso porque valem as deliberações das convenções estaduais, realizadas em junho, segundo ministros do Tribunal Superior Eleitoral.
Com um novo candidato, o PSB poderá utilizar o seu horário da campanha presidencial no rádio e na televisão para dar publicidade ao seu número, 40, e beneficiar indiretamente os que concorrem aos governos estaduais pela legenda.
A legislação eleitoral autoriza a substituição, durante o primeiro turno, do candidato que renunciar, morrer, for declarado inelegível ou tiver o registro da candidatura cancelado.
Garotinho pode renunciar à disputa presidencial e concorrer à reeleição ao governo do Rio até um dia antes do início do pleito. Para isso, terá de contar com a ajuda da mulher, Rosinha Matheus (PSB), que lidera a corrida ao governo do Rio. Rosinha terá de renunciar para dar lugar ao marido. Segundo o Datafolha, Rosinha tem 30% da preferência do eleitorado, seguido da governadora Benedita da Silva (PT), com 21%.
Se a substituição de Rosinha por Garotinho ocorrer nos 30 dias que antecederem o pleito, ele concorrerá, na urna eletrônica, com o nome, o número e a foto da mulher.



Texto Anterior: Candidato nega renúncia e critica desertores
Próximo Texto: Crise: Candidato do PSB em São Paulo desiste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.