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Espanha prioriza
a Tele Centro Sul
do enviado especial ao Rio
A Telefónica de España elegeu a
Tele Centro Sul e a Telesp, fixa e
celular, como seus principais alvos no leilão de privatização do
Sistema Telebrás. A compra da Tele Centro Sul faz parte da estratégia do grupo espanhol de assumir
a condição de operador de telecomunicações do Mercosul.
Jose Manuel Masso, porta-voz
da Telefónica, adota, porém, a tática do silêncio às vésperas do leilão: "Estamos num momento
sensível. Não vamos falar de áreas
preferidas ou de parceiros até
quarta-feira", disse, ontem, no
Rio de Janeiro.
A Telefónica confirma, no entanto, que o mercado brasileiro é
sua prioridade número um na
América Latina. A empresa espanhola participa do mercado de telecomunicações brasileiro desde
janeiro de 1997, quando adquiriu
35% do capital com direito a voto
da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações), formando consórcio com a CTC (Companhia de Telecomunicaciones do
Chile), Telefónica de Argentina e o
grupo brasileiro RBS (Rede Brasil
Sul de Comunicação).
Segundo Masso, a participação
na CRT tem um grande interesse
estratégico para o crescimento dos
negócios do grupo no Mercosul.
Embora Masso evite abrir o jogo
nesses dias que antecedem o leilão
-"esperamos que o leilão aconteça"-, a compra da Tele Centro
Sul cairia como uma luva nos planos de expansão da Telefónica no
Mercosul.
O grupo espanhol, por meio de
seu braço internacional, a Telefónica Internacional, participa,
atualmente, da Telefónica de Argentina, Telefónica del Perú,
Companhia de Telecomunicaciones de Chile, CRT (Brasil) e da Telefónica Larga Distancia de Puerto
Rico. Tem também participações
em empresas da Venezuela, EUA e
Portugal.
O grupo Telefónica, que opera
cerca de 28,7 milhões de linhas telefônicas fixas na Espanha e nos
países em que está presente, teve
um faturamento total de US$ 15,6
bilhões em 1997, dos quais 16,45%
obtidos no exterior. O lucro líquido do grupo em 1997 foi de US$ 1,3
bilhões.
(ANTONIO CARLOS SEIDL)
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