São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delcídio reúne-se com Palocci e irrita oposição

ANA FLOR
FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), pediu ontem ao ministro Antonio Palocci (Fazenda) ajuda na liberação de informações devidas por bancos à comissão e sugeriu punições para os que demoram a fornecê-las.
Delcídio reclamou que o atraso no fornecimento de documentação e o envio de dados errados podem comprometer as investigações. O encontro, na manhã de ontem, irritou parlamentares da oposição, que consideraram inadequado o presidente da CPI se reunir com um ministro que até pode ser convocado para depor em outra CPI -a dos Bingos.
Após a reunião, o senador, que também cobra documentação ainda não recebida da Fazenda, justificou a necessidade da conversa. "Nós estamos em uma fase crucial da CPI e precisamos mostrar resultados", disse.
Delcídio sugeriu a Palocci que a legislação relativa ao controle e fiscalização dos bancos seja mudada, abrindo espaço para penalidades mais rígidas. Atualmente, o Banco Central tem poucos instrumentos para punir bancos que demoram a enviar dados solicitados sobre quebra de sigilo ou enviam informações incorretas.
Na conversa, o senador citou os relatórios enviados recentemente pelo Banco do Brasil, que foram considerados incompletos, além de conter informações erradas.
Ontem, o Banco do Brasil divulgou nota afirmando que não aceita as insinuações de que haveria manipulação dos dados, atribuídos a problemas técnicos. O banco ameaçou com "ações judiciais" os autores das acusações.

Abatido
Em maio, Delcídio havia se reunido com o presidente do BC, Henrique Meirelles, para pedir mais agilidade no envio dos dados solicitados pela comissão. Ontem, conversou com o ministro também sobre a crise política e o andamento das investigações no Congresso. Segundo pessoas próximas ao senador, Delcídio disse que Palocci parecia abatido e "não estava bem".


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Holofotes: Renan critica "guerra de vaidades" de CPIs
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Operação abafa: Presidente de conselho diz receber ameaças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.