São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mangabeira não vai a lançamento

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Coordenador de programa de governo do presidenciável Ciro Gomes (PPS), o filósofo Roberto Mangabeira Unger viajou ontem para os Estados Unidos e não participará do lançamento oficial do projeto hoje, em São Paulo.
Mentor intelectual mais antigo de Ciro, Mangabeira deixa o país depois de assessores do candidato terem afirmado que sua presença no evento causaria "constrangimento" e de terem anunciado seu desligamento da campanha.
O filósofo poderá retornar ao país ainda antes da eleição, já que vota em São Paulo. Na ocasião, não está descartado nem mesmo seu apoio público a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Amigos pelo menos desde 1995, o presidenciável e Mangabeira, segundo interlocutores de ambos, não se falam desde o vazamento da notícia de que o filósofo procurou Anthony Garotinho (PSB) no último sábado, propondo que ele e Ciro renunciassem em favor de Lula ainda no primeiro turno.
Mangabeira disse ter o aval de Leonel Brizola para a idéia. Os contatos entre o coordenador de programa cirista e o ex-governador foram iniciados pouco antes, quando Mangabeira procurou Garotinho pedindo que o candidato do PSB abandonasse a disputa e apoiasse Ciro.
Chamado de "traidor" por integrantes da Frente Trabalhista, Mangabeira teria tentado ""sondar" o candidato sobre sua proposta na sexta passada.
Diante da negativa de Ciro em conversar a sós com o filósofo, testemunhas do encontro afirmam que o presidenciável já deveria conhecer o teor da conversa.
O pepessista, entretanto, foi informado de que o amigo havia procurado Garotinho apenas no domingo. Integrantes da campanha da Frente foram avisados sobre a reunião por assessores do ex-governador do Rio.



Texto Anterior: Ciro e Garotinho atacam receita do Fundo e descartam arrocho maior
Próximo Texto: Monitoramento: Datafolha avalia atuação do jornal na eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.