|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Veja como o instituto monitora
o noticiário eleitoral da Folha
DA REPORTAGEM LOCAL
O estudo conduzido pelo Datafolha tem por objetivo aferir
o espaço e identificar o teor do
noticiário eleitoral produzido
pela Folha.
O instituto calcula a presença
dos candidatos na cobertura e
avalia em que medida o tratamento dado a eles é "positivo",
"negativo" ou "neutro".
Durante a etapa da quantificação, o Datafolha mede, em
cm2, todos os textos, fotos, gráficos e ilustrações referentes ao
candidato.
O esquadrinhamento abrange todo o jornal, não se limitando ao que é publicado no caderno Eleições 2002.
Como o propósito do trabalho é avaliar o tratamento jornalístico dispensado aos candidatos, a medição exclui o material relacionado às eleições mas
sem referência explícita a algum deles.
A classificação do noticiário é
feita do ponto de vista do candidato, ou seja, as informações
são divididas em três categorias
de acordo com seu efeito potencial para cada candidatura.
São considerados "positivos"
itens como promessas de campanha, ataques de um candidato a outro ("positivo para quem
ataca"), comentários de terceiros que visam promover o candidato em questão e manifestações de apoio.
São computados como "negativos" críticas, referências a
escândalos, divergências dentro do partido do candidato ou
de sua coligação, menções a
precariedade de campanha.
Quando o candidato recebe
crítica e a revida com insulto, a
informação é considerada "negativa" para quem fez o ataque
e para quem o rebateu.
Entram como "neutros" os
relatos de agenda (descrição
seca das atividades do dia-a-dia
do candidato) e reportagens relativas a resultados de pesquisas (desde que respeitadas
margem de erro e demais características do levantamento).
A metodologia adotada pelo
Datafolha contempla a possibilidade de a mesma reportagem
conter elementos "positivos",
"negativos" e "neutros". Os
pesquisadores cuidam de separá-los e de avaliar o espaço e o
destaque de cada um.
Estudo de objetivo semelhante realizado pelo Instituto
Universitário de Pesquisas do
Rio de Janeiro (leia resultados
na página ao lado) também divide o noticiário nas três categorias, mas trabalha com o
conceito de "enquadramento
dominante".
Diante de um texto que contenha informações de teores diferentes, os pesquisadores decidem qual deles predomina, e
a partir daí a matéria como um
todo é classificada como "positiva", "negativa" ou "neutra".
Também há diferença importante na etapa de quantificação. À diferença do Datafolha, o Iuperj não mede fotos,
gráficos e ilustrações. Conta o
número absoluto de menções a
cada candidato no jornal.
Texto Anterior: Monitoramento: Datafolha avalia atuação do jornal na eleição Próximo Texto: Lula, Serra e Ciro recebem espaço semelhante Índice
|