São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMAZONAS

Votos de índios vão ser apurados via satélite
Eleitores de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas da Amazônia terão os votos apurados este ano por um sistema de telefonia móvel digital via satélite. A tecnologia será utilizada em regiões rurais de difícil acesso dos Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez um contrato com a empresa Globalstar do Brasil, responsável pelo sistema.
No Amazonas, 7% dos votos dos 1,5 milhão de eleitores serão apurados com a nova tecnologia, que vai agilizar a apuração de localidades como Cucuí, onde a população é formada por índios, ribeirinhos e militares, em São Gabriel da Cachoeira- 858 km a oeste de Manaus.
Os eleitores de Cucuí já votam na urna eletrônica desde 2000, mas os votos só foram apurados pelo TRE do Amazonas depois que os técnicos viajaram de helicóptero para levar o disquete. (KÁTIA BRASIL, DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS)



Texto Anterior: Amapá: Governadora poderá ter a candidatura cassada
Próximo Texto: Pesquisa: 59% ainda não escolheram seu deputado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.