São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES
TSE diz que 50% dos votos estarão informatizados em 98, mas índice só é atingido em Estados do Sul e Sudeste
Tecnologia é menor onde há mais fraude

DANIEL BRAMATTI
da Sucursal de Brasília


A informatiza ção de cerca de 50% dos votos na eleição de 1998 -índice anunciado pela Justiça Eleito ral- não signi ficará, necessariamente, a redução de 50% no risco de ocorrência de fraudes.
A votação e a apuração só serão feitas nas chamadas urnas eletrô nicas em 249 cidades, das quais 177 ficam nas regiões Sul e Sudeste.
Nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que concentram cerca de 40% do eleitorado brasi leiro e elegem a maioria dos depu tados federais, apenas 72 municí pios usarão urnas eletrônicas.
Justamente nessas regiões é mais precária a estrutura de fiscaliza ção, tanto da Justiça Eleitoral quanto dos partidos -o que facili ta a ocorrência de fraudes.
A distorção ocorre porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não obteve recursos para promover a informatização de 70% do eleito rado, como pretendia. Assim, op tou por contemplar apenas as ci dades com mais de 52 mil eleitores.
"Por falta de verbas, o TSE ado tou um critério que só favorece a continuidade do abuso de poder, do coronelismo e de todas as mo dalidades de corrupção que sem pre ocorreram nos grotões do inte rior brasileiro", afirma o advoga do Lauro Barreto, especialista em legislação eleitoral.
No livro "Eleições 98 - Comen tários à Lei nº 9.504/97", que será lançado em janeiro pela editora Lumens Juris, Barreto apresenta o mapeamento completo da infor matização do voto no país.
O levantamento demonstra que, com exceção da região Sudeste (em que o voto eletrônico estará disponível para 66% dos eleitores), todas as demais apresentam índice de informatização inferior à média nacional.
O pior índice é o do Nordeste, de apenas 32,13%. Em Estados como Piauí, Maranhão e Sergipe, mais de 75% dos votos serão apurados manualmente. Na região Norte, o índice é de 38,2%.
No Centro-Oeste, chega a 47,2%, mas só se aproxima da média na cional por causa da informatiza ção total das eleições no Distrito Federal. Nos demais Estados da re gião (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), o índice varia de 32% a 42,4%.
"Em 98, só nos grandes centros urbanos do 'Sul maravilha' -on de o eleitorado é mais politizado, a oposição é forte e a mídia exerce fiscalização- é que o voto será realmente informatizado", afirma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.