São Paulo, Domingo, 28 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO
A partir de hoje, leitor da Folha pode adquirir por preço reduzido obras de 15 dos principais nomes da filosofia
Sócrates e Platão iniciam "Os Pensadores"

da Reportagem Local

Com o primeiro livro dedicado ao grego Sócrates (469 a.C.-399 a.C.), a Folha lança coletânea de textos de grandes nomes da filosofia, integrantes da coleção "Os Pensadores", uma das mais tradicionais do gênero no país.
Seus primeiros números saíram em 1972 e, desde de então, receberam várias edições.
O leitor que comprar a Folha na banca poderá adquirir o livro por apenas R$ 5,90. Seu preço normal é R$ 11. A edição é de luxo e de capa dura.
Neste final de semana, quem comprar o primeiro livro ganha grátis o segundo volume da coleção, Platão (427 a.C. a 347 a.C.).
Os assinantes já estão recebendo em casa informações de como podem adquirir a coleção.
Sócrates não escrevia. Nas suas discussões, registradas por discípulos como Platão e Xenofonte, desenvolveu um método que consistia em pedir definições de conceitos como piedade e justiça e, após obter as respostas, elencar as contradições, provocando uma reflexão mais profunda.
No volume 1, está "Defesa de Sócrates", registrada por Platão. Acusado de "corromper a mocidade" pelo poeta Meleto, Sócrates argumenta em favor de sua inocência. Poderia, em certo momento, pedir uma pena mais branda que a de morte, mas se recusa a fazer concessões -aceitar a pena enfraquecida significaria, também, aceitar a culpa.
Completam o primeiro livro "Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates" e "Apologia de Sócrates", registrados por Xenofonte.
Platão é também autor dos textos do segundo volume. Pode-se conhecer, entre outros textos do fundador da Academia de Atenas, "O Banquete".
Entre os seus discípulos, está Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), "pai" da lógica formal. O terceiro volume, que circula dia 7 de março, traz textos seus.
A coleção completa é formada por 16 títulos, de 15 grandes nomes da filosofia.
Fazem parte dela nomes como Santo Agostinho (354-430), Maquiavel (1465-1527), René Descartes (1596-1650) e Jean-Jacques Rosseau (1712-1778), este último com dois volumes.
Os representantes do século 20 são o austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) e o alemão Theodor Adorno (1903-1969), integrante da Escola de Frankfurt.
Quem comprar os 16 títulos, que percorrem cerca de 2.500 anos de filosofia, têm capa dura e encadernação de luxo, ganha ainda, na hora e sem sorteio, o volume "História da Filosofia".
Para isso, é preciso colar 30 cupons na cartela que vem encartada com o primeiro volume. Há dois tipos de cupons: 15 impressos na Primeira Página da Folha nos domingos em que circulam os livros (inclusive hoje) e outros 15 encartados nos próprios livros.


Texto Anterior: Rio dá prazo de um mês para a União
Próximo Texto: Um aperto fiscal peculiar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.