São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar defende realização de eleições gerais no ano que vem

da Sucursal de Brasília

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), defendeu ontem a realização de eleições gerais no ano que vem, inclusive para a Presidência, e sinalizou a própria candidatura ao Palácio do Planalto. A defesa foi feita após encontro com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Em conversa de 50 minutos com Temer, Itamar também sugeriu que o Congresso instale uma CPI mista para investigar a participação do presidente Fernando Henrique Cardoso em operação para favorecer o consórcio do Banco Opportunity na privatização do Sistema Telebrás.
Itamar disse que o seu antecessor no governo mineiro, Eduardo Azeredo (PSDB), havia afirmado que seria eleito se houvesse hoje eleição no Estado.
"Acho que é uma idéia interessante (realizar eleições para todos os cargos). Não podemos fazer só em Minas Gerais para ele voltar ao governo. Seria uma eleição geral para ele voltar ao governo, e a gente mudar aqui (em Brasília)." Negou, porém, ter a intenção de se candidatar à Presidência.
Ele já ocupou o cargo de 2 de outubro de 92 a 31 de dezembro de 94, ao assumi-lo no lugar de Fernando Collor de Mello, de quem era vice.
Temer apenas ouviu. Depois, afirmou que encaminharia ao presidente do PMDB, senador Jader Barbalho (PA), as propostas de apoio à criação da CPI e de consulta à base do partido sobre a manutenção do apoio ao governo.
Ao sair da casa do ex-ministro da Casa Civil Henrique Hargreaves, onde encontrou Itamar, Temer não citou a sugestão de realização de eleições gerais em 2000 e disse que o rompimento com o governo está fora de cogitação.
Itamar afirmou que é "desculpa" o argumento de que a base parlamentar do governo deve rejeitar a instalação da CPI para preservar a atual política econômica.


Texto Anterior: STF teme "atalhos" que levem a crise
Próximo Texto: Governo federal vai financiar imóvel rural a partir de junho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.