São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC afrouxa regras de aplicações feitas por bancos

da Sucursal de Brasília

O governo afrouxou a medida que vedava a aplicação de recursos de bancos nos fundos a eles ligados, tomada em decorrência de investigações da CPI dos Bancos.
Há um mês, o BC havia baixado medida que proibia expressamente os administradores de fundos de aceitar depósitos de empresas controladas ou coligadas.
Na maior parte das vezes, os fundos são administrados por corretoras. Assim, a medida impedia que bancos coligados a essas corretoras fizessem aplicações nos fundos por elas administradas.
Foi uma forma de evitar que, em caso de perdas, os bancos procurassem salvar primeiro o seu dinheiro e, depois, o dos aplicadores.
Ontem, o BC autorizou os bancos a aplicarem em fundos de baixo risco, não sujeitos a perdas pesadas. Os administradores também poderão fazer um investimento de até R$ 990 mil em novos fundos, pelo prazo de 180 dias.
Foram criadas basicamente duas regras de proteção aos cotistas: o administrador terá de provar que informou corretamente os seus clientes dos riscos e terá de fornecer relatórios sobre as operações feitas com recursos dos fundos.


Texto Anterior: CMN limita risco de bancos com câmbio
Próximo Texto: CPI apura operação de R$ 368 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.