São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padilha pede desculpas e convoca reunião

e da Redação

O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, pediu desculpas ao ministro dos Esportes, Edson Arantes dos Nascimento, o Pelé, pelas declarações nas quais o comparou a asfalto.
Pelé, só soube das declarações feitas por Padilha ontem pela manhã. Ele está em Nova York visitando as filhas e recebeu um fax com reprodução da reportagem da Folha publicada ontem.
Segundo a assessoria de Pelé, Padilha ligou para ele ontem pela manhã e os dois conversaram por cerca de três minutos.
Padilha pediu desculpas e disse que não houve intenção pejorativa em sua fala.
Em entrevista à Rede Globo ontem, o ministro dos Esportes minimizou o caso.
"Talvez tenha sido infeliz a maneira de falar, mas eu não tenho nenhuma dúvida de que ele não fez isso em tom pejorativo."
Padilha está no Chile. Segundo sua assessoria, tudo não passou de um mal-entendido, porque o ministro não teve a intenção de ser racista.
"Ele foi mal interpretado , seu avô é negro, o pai é mestiço. Ele comparou Pelé ao asfalto porque o brasileiro gosta e se orgulha dos dois", disse Paulo Félix, assessor do ministro dos Transportes.
Reunião
Na terça-feira, Padilha se encontra com o Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra, que reúne os principais líderes negros do país, para desfazer o "mal-entendido".
"Minha mãe é de descendência européia, meu pai tem ascendência negra e eu, inclusive para esclarecer isso, convidei as entidades representativas dos movimentos negros para terça-feira esclarecer esse episódio", afirmou o ministro antes de viajar para o Chile.
Segundo sua assessoria de imprensa, Padilha ouviu a comparação na semana passada, em Santarém (PA).
"As pessoas lá, que vivem isoladas pela floresta, disseram que o asfalto é um preto importante para elas. Tão importante quanto Pelé", afirmou Félix.
O porta-voz da Presidência da República, Sergio Amaral, não quis comentar as declarações do ministro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.