UOL

São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO

Orçamento para Sudene será de R$ 1,9 bi, diz Ciro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, apresentará amanhã ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as versões finais das propostas de recriação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).
As propostas prevêem a criação de conselhos deliberativos para gerir os órgãos - uma espécie de "blindagem" contra a corrupção, segundo o ministro.
Os membros serão representantes dos Estados, de ONGs, de universidades, dos empresários e dos trabalhadores, além de ministros e de agentes de crédito. Entre os agentes estariam o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
"O comitê vai controlar a eleição das prioridades e a adequação dos recursos", disse Ciro no Rio, onde fez uma palestra na Escola Superior de Guerra.
A idéia é que os conselhos se reúnam ao menos duas vezes por ano e que um desses encontros seja presidido pelo próprio Lula.
Segundo Ciro, a previsão é que a Sudene tenha um orçamento de R$ 1,9 bilhão. Ele disse que, assim como a Sudam, a Sudene deverá priorizar pequenos empresários e a projetos que visem a inclusão social. (JULIANA RANGEL)


Texto Anterior: Cartilha ortodoxa: Governo instrui conselho com Banco Mundial
Próximo Texto: Multimídia: Jornal cita firma do caso Banestado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.