UOL

São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times - de Nova York

Jornal cita firma do caso Banestado

EUA - Ao noticiar ontem que a Justiça dos Estados Unidos formalizou as acusações de lavagem de dinheiro contra a empresa Beacon Hill, o jornal "The New York Times" destacou que o esquema foi "o maior do tipo já descoberto na cidade de Nova York".
Sob o título "Uma suposta lavagem de bilhões", na primeira página do caderno de economia, o jornal informa que a empresa é acusada de transferir para contas "offshore" em paraísos fiscais, como Bahamas e Ilhas Cayman, US$ 3,2 bilhões em 2001 e 2002.
Está em nome da Beacon Hill a conta "Tucano", do banco Chase Manhattan, uma das principais receptoras de dinheiro da agência do Banestado de Nova York.
Suspeita-se de que o Banestado tenha sido usado num esquema ilegal de envio de dinheiro do Brasil para o exterior, para lavagem, por meio de contas CC-5. O caso está sendo investigado no Congresso brasileiro.
O "New York Times" informa que há indícios de que a Beacon Hill, que colocava anúncios na internet em que se oferecia para abrir contas em paraísos fiscais, tenha feito esse esquema durante nove anos. Ela foi fechada em fevereiro, no decorrer da investigação norte-americana.
"A empresa ficou conhecida no mundo inteiro. Recentemente, autoridades do Brasil e da Suíça solicitaram à Procuradoria de Nova York informações sobre a Beacon Hill", diz a reportagem.


Texto Anterior: Integração: Orçamento para Sudene será de R$ 1,9 bi, diz Ciro
Próximo Texto: Mato Grosso: Promotoria investiga cheques da Assembléia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.